top of page

Lawtech que pretende criar plataforma para realização de contratos digitais levanta $ 100 milhões

A Ironclad é uma empresa de software de gerenciamento de ciclo de vida de contratos, além de resistir à pandemia, também prospera com investimentos multimilionários.


Com esse investimento na rodada de financiamento da Série D, a empresa sediada no Vale do Silício arrecadou $ 181 milhões em 4 anos..


A rodada foi liderada pela empresa de capital de risco BOND, com participação da Lux Capital. O financiamento também foi garantido pela Accel, Sequoia Capital e Y Combinator Continuity, investidores que anteriormente participaram da rodada da Série C de $ 50 milhões, em setembro de 2019.


A Sequoia Capital também liderou a rodada de financiamento da Série B, de $ 23 milhões, anunciada em janeiro de 2019.


O novo investimento representa um crescimento exponencial para uma empresa que, há menos de quatro anos, concluiu uma rodada de financiamento da Série A no valor de $ 8 milhões.


Nesse momento, o objetivo do co-fundador e CEO, Jason Boehmig, é investir esses $ 100 milhões na contratação de mais funcionários, incluindo engenheiros.


Em uma postagem de blog no site da Ironclad, Boehmig também observou que a empresa também usaria seus fundos adicionais para melhorar seus recursos de gerenciamento de contratos.


Especificamente, a Ironclad investiria em atualizações de produtos, como um manual de cláusulas “dinâmicas” que permite aos negociadores se aprofundar em questões específicas.


Boehmig também disse que a Ironclad investirá em sua parceria com o Google Cloud AI para seu software CLM que atualmente fornece solicitações de contrato centralizadas, modelos para automatizar a conformidade do contrato e outros recursos.


Quando questionado sobre detalhes sobre os novos recursos planejados, Boehmig disse que o empresa provavelmente fornecerá mais informações em março. No entanto, ele observou que o Ironclad se diferenciaria em um campo crescente de fornecedores de software CLM criando um novo processo para contratos.


“Não estamos apenas tentando tornar os fluxos de trabalho e gerenciamento cada vez melhores”, disse Boehmig. “Estamos construindo um padrão completamente novo para contratação, que chamamos de contratação digital.


A contratação digital reinventa e transforma os contratos de documentos analógicos e estáticos em canais de dados vivos que trazem informações para onde essas informações são necessárias em toda a empresa ”.


Nossos comentários:


O potencial da empresa, que justifica tanto investimento, está na ideia de contratação digital, pois consiste em um projeto de Legal Design que muda de forma profunda toda a experiência dos usuários com os contratos.


E, caso acertem na solução, existe o potencial imenso de que eles venha a dominar esse mercado, assim como a DocuSign fez com o mercado de assinatura digital.


Olhando do ponto de vista do Legal Design, o problema a ser enfrentado é a falta de eficiência dos contratos, ou seja, embora seu objetivo seja ajudar as partes a entender e seguir as regras de uma relação contratual, ele acaba indo para uma gaveta e pouco ajuda na prática.


Com a contratação digital, esse conjunto de regras ganha vida e ajuda, por exemplo, as partes a não esquecerem do aviso prévio de 30 dias caso não queiram uma renovação automática, problema que acontece com frequência e é motivo para muitas disputas.


Porém, o aspecto mais interessante nesse projeto de Legal Design é a possibilidade de obter dados a partir dos contratos, ou seja, depois de um certo tempo, a empresa poderá analisar e obter muitos insights a partir das informações sobre os contratos que tiveram maior rentabilidade, que geraram menos disputas, cláusulas com mais solicitações de alteração, cláusulas que mais deram origem a disputas na justiça, entre outras.


O que você acha?



Fonte: Law.com

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page