Sobre o The Legal Designer

Sou um advogado comprometido em criar um impacto positivo no direito e na justiça.

Minha história

Sou advogado com formação complementar em eletrônica e design.

Trabalhei na Microsoft entre os anos de 2012 e 2016 e comecei a inovar no direito em 2015 quando, durante um evento em Seattle, fomos incentivados a ser mais arrojados, simples e eficientes.

 

Meu primeiro projeto foi um software de gestão de processos que substituiu a planilha que usávamos para gerenciar as ações judiciais. Hoje, esse software é uma solução global da Microsoft.

Desde então, fui para o Vale do Silício, fiz diversos cursos, inclusive em Stanford, e uso o Legal Design como metodologia para criar serviços jurídicos mais eficientes e centrados no usuário.

Hoje atuo como Design Executive Officer no PK Hub, o centro de inovação jurídica do Pinhão e Koiffman Advogados, um dos escritórios mais admirados em tecnologia e inovação no Brasil.

Sou membro das principais iniciativas relacionadas à Linguagem Simples, como a Plain Language Association International (Canadá) e a Rede Linguagem Simples Brasil  e associado da AB2L-Associação Brasileira de Lawtechs e LegalTechs.

 

Trabalho única e exclusivamente com Legal Design, todos os dias, e ajudo departamentos jurídicos de empresas, escritórios de advocacia e até órgãos da administração pública a melhorarem seus serviços jurídicos.

1- San Francisco - Mirante da Golden Gat

Eu acredito...

seja criativo

Todas as pessoas são criativas, inclusive os profissionais do direito. Basta aprender a desbloquear essa criatividade.

Read More >

ouça o usuário

Para entregar um serviço jurídico eficiente, você precisa ouvir o seu cliente e entender o problema à fundo para, só então, projetar a melhor solução.

pense em design

Pensar como um designer é usar a empatia, a interação, a prototipação e a realização de testes para alcançar a melhor solução para o problema.

caminho sem volta

Um vez que os clientes e usuários tiverem contato com serviços jurídicos eficientes e com ótimo design, eles jamais vão querer voltar ao tradicional e essa será a tendência dos próximos anos em direito.

Foto Mauro 2.jpg

Como trabalho

Como Legal Designer centrado no ser humano, mantenho as pessoas no centro do trabalho. É um princípio fundamental do pensamento de design (Design Thinking) e, mesmo que nossos métodos evoluam em resposta a desafios novos e complexos, estamos, em primeiro lugar, projetando soluções para as pessoas.

Estamos construindo para aprender e aprendendo à medida que construímos, por meio de inspiração, idealização e implementação.

O Legal Design é uma metodologia que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso da organização jurídica que irá prestar tais serviços.

Minha missão

Promover uma renovação no Direito e na Justiça no Brasil, de forma que tenhamos uma sociedade melhor e mais harmoniosa no futuro.

Opção_1_Laranja.png

Endereço

Avenida Paulista - 1636 - cj. 04

Bela Vista - São Paulo/SP

CEP 01310-200

Escritório The Legal Designer2.jpeg