O caminho de excelência do advogado mineiro Vitor Costa Silva no direito imobiliário.
- Mauro Roberto Martins Junior
- 5 de mai.
- 6 min de leitura

Advogados são profissionais que, antes de tudo, conciliam problemas e buscam soluções. Mas alguns vão além: transformam setores inteiros ao propor caminhos preventivos e inovadores. Esse é o caso de Vitor Costa Silva, advogado especializado em compliance e política de defeitos de construção e direito Imobiliário. Hoje, na série “Advogados Extraordinários”, contarei um pouco sobre a história desse advogado que saiu do interior para fazer história.
Desde cedo, Vitor demonstrou uma rara determinação. Natural de Patos de Minas (MG), saiu de casa aos 16 anos em busca de educação. Em Uberlândia, descobriu no estágio voluntário em um Juizado Especial a sua verdadeira paixão: a advocacia. A partir dali ele decidiu que não apenas seguiria o Direito, mas faria a diferença nele. No Juizado Especial, atuando como conciliador voluntário, ele desenvolveu um talento nato para a resolução de conflitos.
Vitor busca priorizar acordos e soluções eficazes para seus clientes, evitando os desgastes e a morosidade dos litígios. Sua capacidade de negociação e busca por soluções justas o destacaram desde os tempos de estágio, quando já demonstrava um amadurecimento profissional acima da média. Assim, Vitor abriu seu próprio escritório em 2019. Um ato de coragem, alimentado pela certeza de que poderia fazer a diferença no mundo jurídico.
Vitor não é apenas um advogado, é um construtor de pontes. Pontes entre a teoria e a prática, entre o direito e a inovação, entre as necessidades do mercado e a ética profissional. E, isso me lembra muito bem como eu enxergava o direito lá no começo da minha carreira de advogado. Quando resolvi trabalhar no jurídico da Microsoft eu estava buscando mais do que só regras e normas jurídicas. Eu estava buscando resolução de problemas. Estava buscando inovação e mudança da pragmática do mundo jurídico.
E por ter esse espírito inquieto, Vitor Costa Silva se tornou uma referência no setor imobiliário. Sua capacidade de otimizar processos e implementar soluções inovadoras transformou a realidade de construtoras e incorporadoras na região de Minas Gerais. Como advogado de construtoras e como consultor de compliance, Vitor atuou diretamente para destravar gargalos críticos — como a implantação de sistemas de assinatura eletrônica em empresas da construção civil, reduzindo atrasos de meses para menos de 48 horas. Uma enorme eficiência sustentável.
Como especialista em tecnologia jurídica, eu percebo que setor imobiliário tem passado por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias avançadas que aprimoram as práticas de compliance. Ferramentas de automação e inteligência artificial estão sendo utilizadas para revisar contratos de maneira rápida e precisa, identificando inconsistências e cláusulas problemáticas que poderiam passar despercebidas em uma revisão manual.
Além disso, sistemas de gestão de conformidade automatizados ajudam empresas a acompanharem as mudanças regulatórias, atualizando automaticamente os processos e procedimentos para garantir que estejam em conformidade com as leis vigentes. E assim como Vitor, os advogados precisam imergir nesse mundo de inovação e tecnologia para oferecerem as melhores soluções aos seus clientes.
Falando em automatização de processos, durante alguns anos Vitor desempenhou um papel fundamental na gestão de projetos financeiros e habitacionais junto à Caixa Econômica Federal, um dos maiores bancos do Brasil, tanto em tamanho como em importância econômica, facilitando a construção de moradias para centenas de famílias e demonstrando sua habilidade em lidar com negociações complexas e questões jurídicas sensíveis. A Caixa é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda e desempenha um papel importante na política econômica do país, com a gestão de diversos programas sociais e de financiamento. O trabalho de Vitor na gestão de projetos habitacionais representou grandes ganhos para a empresa. Devido ao seu impacto, a própria Caixa Econômica Federal reconheceu o sucesso do seu trabalho que beneficiou centenas de famílias.
Em 2020, um ano após se formar, reconhecendo o seu diferencial e a sua expertise extraordinária como estudante de direito, Vitor foi convidado a ser preceptor e advogado do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), faculdade onde se formou, sendo responsável por uma carteira de aproximadamente 150 ações. Como preceptor, Vitor avalia petições dos estudantes de direito, realiza audiências e define o escopo de trabalho dos estagiários do Núcleo. Por conta disso, seu nome virou referência na prática jurídica da universidade, sendo convidado para dar palestras e integrar bancas para avaliação de trabalhos de conclusão de curso.
Ainda em 2020, quando o mundo estava parado por causa da pandemia, Vitor aproveitou a hiper conexão para criar, de forma pioneira, uma plataforma de educação jurídica digital. Sua vontade de compartilhar conhecimento prático e seu amor pela inovação o levaram a desenvolver, junto com uma antiga professora, o Estaleiro Jurídico, uma plataforma de ensino que nasceu com o propósito de auxiliar estudantes e recém-formados a ingressar no mundo da advocacia. Pensado para aproximar estudantes da prática real da advocacia, o projeto promoveu eventos, oficinas práticas e programas de mentoria para estudantes e profissionais da área jurídica. A plataforma Estaleiro Jurídico teve uma enorme adesão e formou centenas de alunos pelo Brasil, configurando-se como um sucesso na carreira do Vitor.
Eu sei bem como os estudantes de direito sentem falta de um ensino jurídico prático e visionário. Por isso, eu fundei a Escola Brasileira de Legal Design e a LawHaus. Por minha vivência prática eu fui convidado para coordenar um livro de Legal Design lançado na Europa, sou mentor e professor em diversas instituições de renome no Brasil, como IBMEC, dentre outras importantes contribuições para o cenário da inovação jurídica no Brasil. Conheço as necessidades reais dos profissionais do direito e sei que o conhecimento aplicado através de ferramentas digitais e livros democratiza o acesso a conhecimento que gera valor. Por isso, eu reconheço bem profissionais acima da média como Vitor Costa Silva. Um verdadeiro professor e pesquisador que também contribuiu para o ensino e prática dos profissionais do direito através de seus livros e pesquisas.
Em 2023, o Vitor foi coordenador do livro intitulado como 20 anos de Direito Civil: estudos em celebração aos 20 anos da vigência do Código Civil de 2002, da Editora Dialética. Dentro dessa mesma obra, ele escreveu um capítulo cujo tema abordou sobre a prescrição do dever de reparar os vícios construtivos, referendando-o ainda mais como expert na área de direito imobiliário. Sua produção acadêmica e seu compromisso com a pesquisa jurídica enriquecem o debate e elevam o nível do direito no Brasil.
No capítulo “Vícios Construtivos: Prescrição do Direito de Reparar”, Vitor detalhou como ele criou um argumento de sucesso, com base na sua experiência na gestão de contratos da construção civil. O seu artigo realmente foi uma contribuição significativa e original para o direito brasileiro. Por sua relevância, a tese foi usada como defesa em mais de 200 processos judiciais, a nível nacional, nas ações de reparação em massa contra construtoras e bancos financiadores das obras. "Vícios Construtivos: Prescrição do Direito de Reparar" tornou-se referência em processos judiciais, moldando a jurisprudência brasileira.
A carreira brilhante do Vitor o proporcionou mais visibilidade e reconhecimentos. Além do grande alcance de vendas e o sucesso do livro 20 anos de Direito Civil: estudos em celebração aos 20 anos da vigência do Código Civil de 2002, Vitor foi convidado para ser um dos autores do Primeiro Anuário da Ordem dos Advogados – OAB da cidade de Uberlândia 2022/2023. Sua participação nesse projeto, suas contribuições acadêmicas, a sua liderança em projetos que beneficiaram mais de 2.000 pessoas, sua dedicação ao ensino, suas contribuições significativas para o setor jurídico foram reflexo do recebimento da Moção de Aplausos à Excelência recebida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Uberlândia e Escola Superior de Advocacia (ESA).
Os prêmios e reconhecimentos que Vitor recebeu ao longo de sua carreira são um reflexo de sua excelência e dedicação. Em 2023 ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Uberlândia, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na área jurídica em prol do município de Uberlândia. Na cidade ele desempenhou um papel fundamental na entrega de aproximadamente 400 moradias. Como professor da UNITRI, ele moldou o futuro da cidade, treinando inúmeros profissionais, por suas obras publicadas, por sua expertise em resolução extrajudicial de conflitos e sua visão empreendedora, concretizada na criação da plataforma Estaleiro Jurídico. E, ainda, em 2025, ele foi agraciado com o Prêmio ANCEC Ouro em 2025, um prestigioso prêmio nacional que reconheceu seu desempenho excepcional e suas contribuições significativas para o setor jurídico.
Vitor Costa Silva personifica a nova geração de advogados: inovadores, éticos e comprometidos com a transformação do Direito. Com uma visão empreendedora, ele enxerga as novas tecnologias como ferramentas poderosas para tornar o mercado imobiliário mais transparente, eficiente e seguro. Seu propósito é claro: utilizar sua expertise para apoiar construtoras, incorporadoras e profissionais do Direito, promovendo o crescimento sustentável do setor e a construção de um futuro mais justo e próspero para todos. Uma história que, tenho certeza, continuará a inspirar por muitos anos.
Como especialista em tecnologia, inovação e negócios, venho acompanhando histórias como a de Vitor há anos. São profissionais como ele que renovam nossa esperança no futuro do Direito: práticos, éticos e profundamente comprometidos com a transformação social. Vitor Costa Silva, como advogado extraordinário, mostra que a verdadeira liderança é aquela que constrói pontes — entre leis e pessoas, entre prática e inovação, entre países e sonhos.
Acompanhe nosso conteúdo e descubra como a tecnologia e o espírito empreendedor estão revolucionando o direito em todas as suas áreas de atuação.
Convido você a fazer parte desse time de advogados extraordinários que usam a inovação para impulsionar a eficiência, a transparência e o acesso à justiça.
Abraços do Mauro.
Não só um exemplo de profissional na advocacia, mas também como ser humano. Uma usina de energia e determinação para fazer com excelência tudo que se dispõe a fazer!
Parabéns Dr. Vitor, é uma honra ter você como colega.
Excelente profissional, pessoa, referência!
Parabéns Dr Vitor, muito orgulho de vc.