top of page

Quais são os desafios do Legal Design? Você sabe quais são?



O que você acha que pode ser feito com o Legal Design?


Se você respondeu “visual law”, “colocar ícones em contratos” ou “fazer petições com QR code”, você se enganou profundamente.


Esse é o nível mais raso do Legal Design, o mais simples e acessível, que é relacionado ao design das informações contidas em um documento jurídico.


No entanto, o Legal Design vai muito além disso. Os problemas jurídicos vão muito além disso.


O Legal Design é uma abordagem para solução de problemas e a sua aplicação pode se dar em qualquer tipo de problema jurídico, não apenas documentos.


Em outras palavras, o Legal Design é um processo em que imaginamos como o direito pode ser aprimorado e pensamos de forma criativa para sair das formas convencionais e tradicionais de se fazer as coisas na área.


Quer ver um exemplo?


Como podemos melhor a experiência dos usuários com o direito? como tratamos os usuários de uma maneira melhor? Como ajudamos as pessoas a entender qual é o caminho certo para elas? Como fazemos clientes mais felizes? Como tornamos nosso serviço jurídico mais utilizável?


Através do processo estruturado do Legal Design, podemos repensar toda a experiência que estamos oferecendo às pessoas, sejam nossos clientes ou os usuários diretos do serviço. Para esse tipo de desafio a modalidade de Legal Design mais adequada é o Design de Serviço.


É óbvio que isso não é fácil. É preciso adotar uma abordagem mais criativa, de mente aberta e colaborativa para solucionar tais problemas.


Outro exemplo de problema ou situação que pode ser melhorado em nosso sistema jurídico atual é o do treinamento e liderança.


Como preparar a sucessão para depois que a liderança atual se aposentar? Como preparamos uma nova geração de líderes para organizações jurídicas, que conheça a tecnologia e como liderar de maneiras estratégicas e inteligentes? Como preencher a lacuna geracional dentro da profissão jurídica?


Se o primeiro exemplo o caso era de Design de Serviço, nesse segundo estamos diante de um desafio ligado ao Design de Organização, que é a modalidade de Legal Design focada em buscar formas de fazer um time jurídico alcançar o seu melhor desempenho.


Nessa modalidade também se encontram outros desafios e problemas da área jurídica, tais como a criação de uma cultura de inovação dentro de uma organização de serviços jurídicos ou a adoção de novas tecnologias para melhorar a eficiência do time.


Por falar em tecnologia, esse também é um outro exemplo de situação em que o Legal Design vai oferecer soluções incríveis.


Como levar as pessoas que pesquisam na Internet para o caminho jurídico correto? Como adaptamos a tecnologia de maneiras inteligentes para melhorar a prestação de serviços jurídicos? Como usamos dados, assistência interativa e personalização no direito?


A modalidade de Legal Design que lida com desafios relacionados ao desenvolvimento de ferramentas que ajudem as pessoas a realizar alguma atividade ligada ao direito é o Design de Produtos.


E todos sabemos que a tecnologia precisa ser mais inteligente na área jurídica. Basta ver como os advogados odeia os softwares de gestão de ações judiciais que temos por aí. Imagina se fosse um software para leigos...


Enfim, esses são todos os desafios que o Legal Design pode enfrentar e são apenas alguns dos exemplos, pois os problemas no direito começam desde o processo legislativo, passando pela formação dos profissionais da área e terminando na prestação de serviços judiciais pelo Estado.


Tudo pode e precisa ser melhorado.


E o Legal Design está aí para isso.


Se você sente um chamado para desafiar o estado atual das coisas no direito e na justiça, está cansado da ineficiência atual do sistema ou tem a necessidade de fazer as coisas diferentes para melhorar sua carreira individual, seu escritório ou seu departamento jurídico, o Legal Design é a ferramenta para você.


Conclusão


O Legal Design é amplo e complexo. Para ser um bom Legal Designer, é necessário estudar bastante e desenvolver diversas habilidades, e isso leva tempo.


Quer começar com mais segurança no Legal Design?


Venha fazer parte da Comunidade The Legal Designer. Nela você encontrará não apenas todo o conteúdo teórico para dominar o Legal Design, mas também poderá contar com colegas nas mais diversas especializações, para te ajudar na vida prática e nos seus projetos reais.


Mauro Roberto Martins Junior




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page