top of page

Quais os benefícios do Legal Design?




Por que o Legal Design é tão útil atualmente?


Praticamente todos os aspectos de nossas vidas são regulados de uma maneira ou de outra. No entanto, existe uma desconexão séria entre a lei e os seus usuários.


Para exemplificar, vejamos o caso dos contratos. Todos sabemos que eles são feitos por advogados e, na maioria das vezes, entendidos apenas por advogados.


Outro exemplo interessante: todo produto que você compra ou todo serviço que você consome possui termos de uso, políticas de privacidade e outras regras que normalmente precisam ser estudados em detalhes antes que você possa entendê-los. Porém, como poucos entendem, são poucos os que leem.


Em razão disso, surgem diversos conflitos que vão sobrecarregar o sistema judiciário que, por sua vez, também é um labirinto incompreensível que parece estar mais interessado em criar obstáculos do que em oferecer soluções para as disputas legais.



Como o Legal Design pode melhorar essa situação?


Com o Legal Design, podemos reduzir essa desconexão.


Como mencionamos em nosso primeiro artigo, o objetivo principal do Legal Design é tornar o sistema jurídico mais humano e, com isso, muitos outros benefícios são obtidos direta ou indiretamente.


Um dos principais benefícios do Legal Design é melhorar a forma como nós, operadores do direito, nos comunicamos.


Buscar formas mais eficientes de passar a mensagem desejada, seja ela um contrato ou uma peça processual, aprimora a experiência, a compreensão e o empoderamento dos usuários.


Com a melhora na comunicação das informações legais e a facilitação das interações entre pessoas e sistemas jurídicos, são fornecidas condições para um maior engajamento com as regras estabelecidas e também uma efetividade maior da sua aplicação.


Ou seja, podemos acabar com aquela história de que, no Brasil, tem “lei que pega” e “lei que não pega”.



Conclusão


Em resumo, podemos dizer que o design oferece métodos e prioridades para transformar o setor legal, alinhar os resultados jurídicos com os resultados desejados pelos usuários e criar novas ambiciosas visões sobre como os serviços jurídicos podem ser prestados.


No caso das empresas, o Legal Design aplicado de maneira estratégica pode melhorar o desempenho, a inovação, a percepção da marca, o envolvimento do público, as taxas de conversão e muitas outras métricas.


Quando os clientes começarem a ver mais Legal Design na sua empresa, como um contrato que ele pode entender ou uma política de privacidade interessante e envolvente, não haverá retorno ao léxico complexo e pesado da “velha escola”.


Saiba mais


Espero que esse conteúdo tenha lhe agregado valor e, mais importante, tenha despertado em você o interesse para continuar a pesquisar sobre como o Legal Design pode impactar positivamente sua carreira, seu escritório ou empresa e, por fim, toda a sociedade.


Esse é um tema bastante amplo e para respeitar o seu tempo, fiz esse artigo de forma bastante objetiva e resumida e vou continuar escrevendo uma série de outros conteúdos que complementarão aos poucos todos os aspectos do Legal Design.


Se você quiser continuar aprendendo sobre Legal Design, se inscreva na newsletter para receber os próximos artigos e veja outros tipos de conteúdos nas diferentes redes sociais: Rotina (Instagram,), Vídeos (YouTube) e dicas profissionais (Linkedin).



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page